sábado, 24 de setembro de 2011

Algo sobre alguns textos de Mário Bortolotto



Tempo de Trégua

Almoço em dia de feriado de fim de ano. A cena começa com a chegada de Maurício e Lívia, sua esposa. Ele é o filho mais novo de César, o caçula da família Albuquerque. César, que é viúvo, e Sheila, a irmã de Maurício, ficam sabendo que o irmão se casou logo quando o casal chega. Participa da cena, também, Luciano, o sobrinho de César. A família aguarda a chegada de Nando, o filho mais velho, o preferido. Entre maconha, músicas e bebidas, o conflito inicial se transforma. Em primeiro momento, a relação entre Maurício e Nando é o que motiva a narrativa. Depois, há o deslocamento: Maurício se esquiva e o conflito interno de Nando, que se sente isolado na família e no mundo, ganha importância.

Getsêmani

            Comédia. Tadeu, Mateus, Wiltão e Pedro, sendo esse último o líder, seqüestram Tomé, o dono de uma editora que publica livros de auto-ajuda. O grupo pretende forçar o editor a publicar livros de autores mais consagrados da literatura universal. Tomé alega a situação financeira, o sucesso que os livros de auto-ajuda fazem entre os leitores, a importância de publicar obras que fazem bem. Hippie é chamado para torturar Tomé, cantando músicas do tipo “paz e amor”.

Gravidade zero

            Monólogo em que se cruza a imagem do vôo e a incapacidade física do homem de voar.

Efeito Urtigão

            A cena começa quando Emerson chega sem avisar à casa de Marcos. Ambos são jornalistas, mas Marcos já não trabalha como tal, depois de ter sido demitido muitas vezes em função de seu temperamento hostil. O diálogo trata de mulheres, drogas, o passado compartilhado entre dois, que já dividiram vários apartamentos. O título faz referência a um personagem das histórias em quadrinhos “O tio Patinhas”.

Felizes para sempre

            Três cenas entre homem e mulher num quarto de apartamento. Speak easy: Lúcia chega depois de três dias desaparecida. Pedro espera por ela. O casal discute a relação em que ela se sente sozinha e ele se sente sozinho, como se um buscasse o outro constantemente quando, na verdade, estão bem próximos um do outro. O rei do amor está morto: Quando Jadir entra, Alice está deitada de bruços sobre a cama. O casal não tem relações sexuais há bastante tempo. O diálogo é sarcástico e exibe a frieza a que ambos estão acostumados, mas o final traz uma esperança. Sweet Emily: Emília espera por Carlos, que chega embriagado. Ele é um ex-lutador que não se acredita como digno no amor que Emília sente por ele. Ela luta para provar-lhe o contrário.

Diário das crianças do velho quarteirão

            Na casa de Jaime, ele e Álvaro assistem a um filme. O diálogo trata de filmes, histórias em quadrinhos, livros, música, bebidas, drogas, sexo, mulheres. Quanto Tati, a namorada de Jaime chega, Álvaro se sente atraído por ela. Jaime é saxofonista e irá trabalhar naquela noite. Em sua ausência, Tati trai Jaime com Álvaro, contando para o namorado ao amanhecer. A organização da cena propõe que, entre os diálogos, haja pequenos monólogos intercalados em que cada personagem exponha-se a partir de suas memórias.

À meia-noite, um solo de sax na minha cabeça

            Jesse e Billy se conheceram no berçário nos anos 50 e atravessam juntos as décadas seguintes. Um é pobre e o outro é rico. Um é de esquerda e o outro é de direita. A amizade se consolida nas diferentes vivências de cada um: as primeiras experiências sexuais, a relação com a família, a escolha da profissão, as orientações políticas, a posição social. O texto termina num réveillon já nos anos 80, quando ambos ainda estão juntos e separados.

A frente fria que a chuva traz

            Gru aluga a laje do barraco onde mora para um grupo de playboys (Faby, Cristy, Bia, Lily, Alisson e Espeto). Lá eles podem beber e usar drogas, conversar sobre suas relações sexuais, teses acerca das pessoas, do mundo, da arte, da cultura... Vitor é o segurança contratado por Gru para não deixar ninguém atrapalhar o divertimento. Amsterdan é amiga do grupo, embora não seja do mesmo nível social. Numa noite, Raposão, um famoso cantor de pagode, fará um show particular para o grupo. Quando ele chega, as diferenças sociais aparecem.

Homens: santos e desertores

            Homem e Garoto dialogam sobre literatura, mulheres, família. Ambos trocam detalhes do seu passado que ajudam a entender o que são no presente.  Com isso, têm a oportunidade de, não assumidamente, se ajudar. Suicídio, drogas, sexo, espiritualidade são temas que fazem os dois personagens se encontrarem: talvez o Homem veja no Garoto o seu passado e o Garoto veja no Homem o seu futuro. Talvez não.

Hotel Lancaster

            No seu quarto no famoso Hotel Lancaster, conhecido por ser um lugar bastante freqüentado por drogados e traficantes, Samuel vende todos os tipos de alucinógenos. Rick é um homossexual em idade avançada, Cláudio é um jovem recém-casado que quer curtir a noite de seu casamento. Sem dinheiro, ele oferece Debbie para Samuel, apresentando ela como sua irmã.  Samuel aceita, mas não pode desfrutá-la porque Odosvaldo, um viciado em cocaína, aparece e não pára de falar. Lola, que anda com os peitos de à mostra, mora alguns andares acima e também vende drogas. Lobo é personagem em cujas mãos está o desfecho dessa história.

Uma pilha de pratos na cozinha

            A cena começa quando Daniel entra no apartamento de Júlio e o encontra absorto, bebendo em sua mesa. O diálogo entre os dois inicia e temas como mulheres, bebidas e drogas surgem. Breno, o síndico também aparece em busca de drogas. O último personagem que entra é Cristina. Então, fica-se sabendo que ela e Júlio têm uma história em comum que, pode ter terminado para os dois, para apenas para um deles ou pode não ter terminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário